Gluteoplastia: 11 perguntas fundamentais respondidas por um cirurgião plástico
DR J JACINTHO SANCHEZ
Cirurgião plástico com 40 anos de profissão e autor do livro ‘A Biblia da Cirurgia Plastica’
Muitas mulheres querem se sentir sedutoras, desejadas, porém nem todas nasceram com os ossos da bacia largos, com a cintura marcada, as pernas musculosas e as nádegas protuberantes. Mulheres que têm os ossos do quadril estreitos dificilmente vão ter volume muscular suficiente para ter as nádegas bem projetadas. São elas que procuram a cirurgia de aumento das nádegas.
Existem duas maneiras diferentes de aumentar o volume dos glúteos, cada uma com suas vantagens e limitações:
- O uso de gordura aspirada de outras regiões e injetada nas nádegas é uma técnica válida, utilizada há muitos anos e que apresenta bons resultados. Geralmente, é a primeira escolha do cirurgião, mas essa técnica tem limitações: existe um limite no volume que pode ser enxertado. Os cirurgiões não podem usar a gordura em grande quantidade pelo risco de embolia gordurosa. Se o seu caso não precisa de muito volume, essa deve ser a melhor opção para você.
- O uso de próteses de silicone especiais (mais firmes e resistentes que as próteses mamárias) é outra alternativa, mas esse método tem um pós-operatório mais difícil e demorado.
Você vai conversar com seu cirurgião sobre essas opções, e vão escolher juntos o método mais adequado. Vamos descrever aqui a cirurgia da colocação do implante de silicone nas nádegas.
O que é a gluteoplastia (cirurgia de aumento das nádegas)?
Através de uma pequena incisão entre as nádegas, o cirurgião posiciona o implante “dentro” do músculo glúteo, no meio dele, como um sanduíche. É uma cirurgia delicada e que precisa de atenção constante no pós-operatório para que tudo fique bem.
Depois de operada, você terá uma nádega de formato agradável e bem projetada para trás. Os melhores casos são aqueles sem exagero no tamanho, onde se consegue uma melhora importante do volume das nádegas, mas sem aparentar que foram operadas.
Cadastre-se e comece já a se informar
Receba o material brinde do autor:
- Primeiro capítulo completo
- Um checklist pré-operatório
- O vídeo: “Quanto custa uma cirurgia?”
Quais as limitações da cirurgia de prótese de nádegas?
Essa cirurgia tem as seguintes limitações:
- Não espere ter seus glúteos aumentados além do que é possível. O cirurgião sabe o volume máximo que pode ser implantado após medir a área das nádegas. A prótese é colocada em um lugar específico e ela não pode ultrapassar certos limites. Se os ossos do seu quadril são estreitos, a prótese precisa se adaptar ao seu corpo ou o resultado fica artificial.
- Se você é alta e esguia, os músculos glúteos também são mais finos e existe um limite na altura da prótese. Uma prótese exageradamente grande fica aparente. Ninguém quer ter uma nádega com duas “bolas” visíveis, pois o objetivo é que elas fiquem maiores, mas com o formato natural.
- Depois da cirurgia você não pode tomar injeção nas nádegas. Se um dia você tiver que tomar medicação injetável, a alternativa é tomar a picada na coxa ou no braço.
Quais são as complicações da cirurgia de gluteoplastia (aumento das nádegas)?
Como em todas as outras plásticas, essa também tem riscos muito pequenos de complicações no dia da operação. Os problemas mais desafiadores são após a operação, durante os primeiros 15 dias. Hemorragia, infecção e deslocamento dos implantes são as mais temidas.
Durante esse tempo, você não pode dormir de lado ou com a barriga para cima, ou seja, você vai dormir de bruços por duas semanas. Existem algumas alternativas para se deitar com as costas na cama usando uma boia de piscina. Seu cirurgião deve te orientar sobre como fazer isso. Sentar-se no sofá ou numa cadeira também tem limitações.
Por fim, depois de usar o banheiro, você precisa tomar banho e lavar a região com um sabonete degermante. É uma fase um pouco desconfortável, que você precisa estar ciente e disposta a enfrentar.
Como é a cirurgia de gluteoplastia?
Antes da cirurgia, você deverá fazer exames de sangue e urina, além de consultar um cardiologista. Se tudo estiver certo, a data da operação é marcada e, antes da cirurgia, você precisa preparar todos os detalhes em casa para sua volta depois de operada. A cama, sua movimentação, os banhos, tudo será explicado pela equipe do cirurgião.
Seu cirurgião deve te ver no quarto, fazer medições e marcas nas suas nádegas. Depois disso, você é levada ao centro cirúrgico já com bastante sono, é avaliada pelo anestesiologista e vai para a sala de cirurgia. Ao acordar, você já vai estar operada. De volta ao seu quarto, você descansa o resto do dia. Na manhã seguinte, você vai para casa.
Quanto custa uma cirurgia de silicone no bumbum (gluteoplastia)?
Um levantamento entre as principais clínicas de S. Paulo mostrou que o valor da cirurgia de próteses de glúteo estava entre 15 a 25 mil reais, porém você precisa consultar um cirurgião plástico para saber o valor exato para o seu caso.
Como é o pós-operatório da gluteoplastia (aumento das nádegas)?
O pós operatório das próteses de glúteo é bem rigoroso. Você tem que ter um acompanhante para entender as instruções e poder te ajudar todas as vezes que precisar. Você precisa evitar qualquer pressão nas próteses ao sentar e deitar por 3 semanas.
Suas nádegas agora apresentam um aumento importante de volume, mas ainda estão inchadas, com algumas manchas roxas e algumas deformidades. Nos próximos meses, esse inchaço é absorvido, você volta a ter sensibilidade na pele e o formato das nádegas fica cada vez melhor. No seu retorno com seis meses de operada, certamente tudo vai estar bem e você então recebe alta, feliz e segura com sua nova aparência.
Preciso usar dreno após a gluteoplastia?
É provável que você fique com um dreno, e você precisa esvaziá-lo algumas vezes ao dia. Durante as próximas semanas, você volta ao consultório do seu cirurgião algumas vezes e ele vai escolher o momento da retirada dos drenos e dos pontos, mas não se preocupe, nada disso dói. Lembre-se mais uma vez que o sucesso da cirurgia também depende muito do seu cuidado nas primeiras semanas.
Enxerto de gordura nas nádegas ou prótese de silicone? O que é melhor?
Cada uma das técnicas tem suas vantagens e desvantagens. O enxerto de gordura nas nádegas é indicado para mulheres que precisam apenas de um pouco mais de volume nas nádegas, ou também para corrigir depressões nas nádegas e coxas. A prótese é necessária em pacientes que precisam um volume maior, porém tem um pós operatório mais rigoroso. Somente um cirurgião plástico vai poder orientar qual é a melhor técnica para realizar o desejo de cada paciente.
Como é a gluteoplastia masculina?
É feita da mesma forma que o aumento das nádegas femininas, mesma técnica e mesmos cuidados pós operatórios. A questão do volume ideal deve ser bem discutida com o cirurgião plástico durante a consulta médica.
Como é o antes e depois do silicone no glúteo?
Antes as suas nádegas parecem achatadas, sem volume, quase uma continuação das costas. Depois da cirurgia elas ganharam volume e projeção para trás, de forma harmônica e natural. A cicatriz é quase invisível, bem discreta no alto do sulco entre as nádegas.
A prótese de glúteo precisa ser trocada com quanto tempo?
O silicone implantado nos glúteos é diferente das próteses mamárias: Não precisa ser trocado se não houverem problemas no local. É recomendável um exame de imagem (ultrassom ou ressonância magnética) a cada 5 anos.
Ajude-me nessa missão:
Compartilhe e oriente suas amigas
Clique nas imagens para compartilhá-las com suas amigas no WhatsApp
Cadastre-se e comece já a se informar
Receba o material brinde do autor:
- Primeiro capítulo completo
- Um checklist pré-operatório
- O vídeo: “Quanto custa uma cirurgia?”