Lipoaspiração: 17 perguntas fundamentais respondidas por um cirurgião plástico
DR J JACINTHO SANCHEZ
Cirurgião plástico com 40 anos de profissão e autor do livro ‘A Biblia da Cirurgia Plastica’
No ano de 1982 o cirurgião plástico e pesquisador francês Yves-Gerard Illouz apresentou, em um congresso, sua ideia de um novo método para a remoção da gordura: cânulas de metal ligadas a um aparelho de aspiração. Anos mais tarde, essa técnica — genial por ser uma ideia relativamente simples — acabou ganhando o merecido conceito e espalhou-se pelo mundo.
O tempo trouxe diversos aperfeiçoamentos aos aparelhos, cânulas e, principalmente, nos cuidados em sua execução. Os resultados foram aprimorados e os riscos, reduzidos. Hoje em dia, a lipoaspiração é um procedimento tão seguro quanto qualquer outra cirurgia plástica, mas só quando é feito por um cirurgião plástico especialista.
A gordura está espalhada por todo o nosso corpo, logo abaixo da pele, em quantidades que variam de acordo com a região; existem lugares onde ela é mais espessa, outros onde é apenas uma fina camada. Ela também está no nosso sistema nervoso: o cérebro, a medula espinhal e os nervos são quase totalmente constituídos de gordura.
O que é a lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica que retira a gordura localizada, e não mais do que isso. Entenda como gordura localizada aqueles acúmulos que você não perde mesmo quando emagrece. Região abdominal, face interna das coxas e culotes são os exemplos mais comuns. Os melhores resultados acontecem em pessoas que estejam com seu peso normal, que tenham boa elasticidade de pele e sem estrias.
Apesar de ser muito eficiente o procedimento tem algumas limitações:
- A lipoaspiração não é um tratamento para emagrecer. O volume máximo permitido por procedimento é de 7% do seu peso, o que significa que uma pessoa de 70 quilos pode aspirar menos que cinco litros de gordura, que são de pouca utilidade para quem precisa perder bastante peso.
- A pele da área a ser operada deve ter boa elasticidade. A presença de estrias ou flacidez podem trazer um resultado pior que o esperado e seu cirurgião provavelmente não vai recomendar o procedimento.
- Existem limites para o número de regiões tratadas. Não é necessário entrar em detalhes técnicos complicados, mas, nos casos em que a área total aspirada ultrapassa os 30% da sua área do seu corpo, o risco de complicações aumenta consideravelmente, além de provocar uma recuperação bem mais lenta e difícil.
A celulite tem pouca melhora após a lipoaspiração. Ela acontece quando existe uma inflamação no tecido gorduroso e o tratamento que funciona nesses casos é clínico e dietético.
Quais são as complicações da lipoaspiração?
A cirurgia em si não apresenta grandes riscos, mas, dependendo de como for realizada, pode apresentar complicações pós-operatórias muito sérias, como infecção da área operada, hemorragia, perfuração de órgãos abdominais, tromboembolismo e embolia gordurosa. Felizmente, esses problemas são raros. Operar-se com um cirurgião qualificado, em ambiente hospitalar adequado e em boas condições de saúde é a única maneira de se manter segura.
Antes da cirurgia você fará diversos exames laboratoriais pré-operatórios, uma avaliação com o cardiologista e um ou dois exames de ultrassom, normalmente no abdome e nas pernas.
Como é a cirurgia da lipoaspiração?
A cirurgia segue a rotina normal de qualquer outra. Você se interna no hospital, é visitada pelo cirurgião ou alguém da equipe para checar seu estado geral, desenhar na sua pele as áreas a serem operadas e prescrever um sedativo para que tenha um sono suave e relaxe suas tensões. Você é entrevistada pelo anestesiologista e levada ao centro cirúrgico, onde vai dormir profundamente. Ao fim da operação, você vai estar vestindo as malhas compressivas que trouxe ao hospital e meias elásticas nas pernas.
Cadastre-se e comece já a se informar
Receba o material brinde do autor:
- Primeiro capítulo completo
- Um checklist pré-operatório
- O vídeo: “Quanto custa uma cirurgia?”
Como é o pós operatório da lipoaspiração?
Após a alta hospitalar, você deve permanecer em casa por aproximadamente sete dias, com uma rotina diária tranquila e sem movimentos excessivos. Normalmente as áreas operadas só doem quando tocadas. Lembre-se de tomar toda a medicação prescrita, manter-se ativa durante o dia, caminhar pela casa a cada duas horas, beber muito líquido e alimentar-se normalmente.
Em pouco tempo, você estará pronta para retornar a suas atividades habituais, mas ainda vai usar as cintas modeladoras. Você não deve expor as áreas operadas ao sol por três a seis meses. Você deverá ainda ser vista mais uma ou duas vezes pela equipe que cuidou do seu caso, e, estando tudo conforme o planejado, você será fotografada novamente e finalmente receberá alta de seu tratamento.
Quanto custa a lipoaspiração de abdome?
Em janeiro de 2023 uma média entre as clínicas de S. Paulo era de 12 a 25 mil reais. No entanto, é necessário passar por uma avaliação médica para saber o valor exato do procedimento.
A Lipoaspiração deixa a pele flácida?
A lipoaspiração nunca deve ser feita em áreas de pele frouxa ou com estrias para não piorar a flacidez desses lugares. Quando é feita em áreas com boa elasticidade, a pele se acomoda e o resultado é sempre muito bom.
Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
A lipoaspiração é a retirada da gordura usando um compressor à vácuo e cânulas especiais que ‘sugam’ a gordura. Lipoescultura é o procedimento que usa uma parte da gordura que já foi aspirada para preencher áreas de depressão ou aumentar os glúteos, por exemplo.
A gordura injetada nas nádegas desaparece com o tempo?
Perde-se volume de gordura injetada durante a primeira semana. Depois disso, a gordura que estiver lá vai ficar para sempre. No entanto, o aspecto final da região só aparece quando terminar o inchaço, depois do sexto mês de pós operatório.
O que fazer para diminuir o inchaço após a lipoaspiração?
Procure usar pouco sal na comida. Beba 2 litros de água todos os dias. Caminhe um pouco, em casa, a cada duas horas. Use as malhas compressivas e meias o tempo todo, só tirando para o banho. Faça algumas sessões de drenagem linfática com profissional experiente.
O que é fibrose após a lipoaspiração?
A fibrose existe sempre que se faz qualquer cirurgia. São áreas mais elevadas e acontecem naturalmente. São cicatrizes internas, que vão desaparecer com o passar dos meses. Não confundir fibrose com uma depressão (afundamento) na pele: Eles são causados por uma lipoaspiração muito superficial e são difíceis de tratar.
O que é lipo LAD?
Significa Lipo de Alta Definição. É a lipoaspiração tradicional, feita de modo mais intenso e superficial em determinadas áreas do abdome. Com isso o cirurgião procura simular um abdome musculoso e sem gordura. Tem indicação restrita a pessoas mais jovens, sem filhos e que tenham a pele com boa elasticidade.
O que é a lipo HD?
Significa High Definition. Em português a sigla é LAD – Lipo de Alta Definição. É a lipoaspiração tradicional, feita de modo mais intenso e superficial em determinadas áreas do abdome. Com isso o cirurgião procura simular um abdome musculoso e sem gordura. Podem ser usados outros aparelhos de sucção como o vibrolipo e o laser. Tem indicação restrita a pessoas mais jovens, sem filhos e que tenham a pele com boa elasticidade.
Como é a lipo de papada?
É uma lipoaspiração logo abaixo do queixo, quando existe gordura em excesso na região. Normalmente é feita com cânulas mais finas e precisas. A gordura aspirada frequentemente é usada para preenchimento de algumas regiões da face como sulcos, queixo e bochecha.
O que é o vibrolipo?
É a cirurgia de lipoaspiração onde o cirurgião plástico usa uma cânula que vibra em alta frequência, dissolvendo a gordura. Essa gordura líquida é então aspirada como no método tradicional. Esse aparelho não muda a qualidade do resultado cirúrgico, apenas exige menos esforço físico do cirurgião.
Como fica o antes e depois de uma lipoaspiração?
A gordura em excesso, que cobria as curvas naturais do corpo, será retirada. Aquele abaulamento que havia antes no abdome, no púbis, nos culotes e nos flancos irão desaparecer. Depois de seis meses o resultado será uma silhueta mais esguia e equilibrada, sem abaulamentos.
O pós operatório da lipoaspiração é dolorido?
As áreas aspiradas são doloridas pois houve um trauma debaixo da pele, quando o cirurgião aspirava a gordura. Não deve doer espontaneamente, mas estar dolorido ao tocar é normal. Usar as malhas compressivas diminui o inchaço, que é a maior causa de dor.
Quantos quilos eu posso perder com uma lipoaspiração?
A lipoaspiração não é um tratamento para perder peso, ela modela o seu corpo retirando depósitos de gordura que estão em excesso. Por segurança, o cirurgião plástico nunca aspira mais do que 7% do seu peso corporal ideal. Por exemplo: quem tem 1,60m não pode retirar mais do que 4,2 litros de gordura, não importa o peso atual. Mais do que isso aumentam os riscos de complicações, tanto pela extensão do trauma como pela quantidade de perdas que a paciente tem.
Ajude-me nessa missão:
Compartilhe e oriente suas amigas
Clique nas imagens para compartilhá-las com suas amigas no WhatsApp
Cadastre-se e comece já a se informar
Receba o material brinde do autor:
- Primeiro capítulo completo
- Um checklist pré-operatório
- O vídeo: “Quanto custa uma cirurgia?”