Prótese de Mama: 13 perguntas fundamentais respondidas por um cirurgião plástico
DR J JACINTHO SANCHEZ
Cirurgião plástico com 40 anos de profissão e autor do livro ‘A Biblia da Cirurgia Plastica’
As mulheres que tem seios com pouco volume se sentem menos femininas, não se vestem como gostariam, não se relacionam como deveriam e têm uma visão distorcida de si mesmas. Para algumas pessoas, essa deformidade se transforma em uma “prisão” psicológica que as impede de ter uma vida plena. Elas são as candidatas certas à cirurgia de aumento das mamas.
O que é a cirurgia de prótese de mama?
A operação é basicamente a colocação de próteses debaixo das mamas, que vão empurrá-las para frente, aumentando seu tamanho, além de melhorar sua forma. Existem dezenas de fabricantes com centenas de modelos destes implantes, todos com pequenas diferenças entre si. É importante checar com seu médico se os implantes que serão usados em você têm o selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante que foram produzidas com matéria-prima de qualidade e são seguras.
Quais os mitos que confundem a paciente quando escolhe o volume das próteses?
- É frequente a ilusão de que,escolhendo exatamente o mesmo implante que sua amiga colocou, suas mamas ficarão como as dela. Não é assim que acontece. Funciona da mesma forma que aquele vestido que tem um caimento perfeito em uma pessoa e não fica bem em outra. O seu médico sabe o que você precisa para preencher o seu tórax de maneira natural e elegante. Cada paciente tem uma prótese ideal e ela deve ser escolhida levando em conta as características individuais. Coisas como estatura, peso, tipo de pele, tamanho das mamas atuais, medidas do tórax e outros detalhes. Seu cirurgião vai analisar tudo isso antes de te apresentar a melhor opção.
- Outro engano comum é a falsa impressão de “falta de volume” alguns meses após a operação. Se você já conversou antes com pessoas que fizeram essa cirurgia, já deve ter ouvido “ficaram muito boas, mas se pudesse eu teria colocado mais”. Isso acontece porque a mulher com pouco volume de mama tem uma enorme insegurança sobre seu aspecto corporal. Após a cirurgia, todas essas tristezas e dúvidas desaparecem, são todas substituídas por um grande bem-estar, felicidade e principalmente uma personalidade segura de si. O problema é que, da mesma forma que queremos sempre uma mordida a mais numa barra de chocolate, é comum que as pacientes operadas passem a achar que se tivessem “um pouco mais” de peito, se sentiriam ainda melhor. Não se engane. Lembre-se de que o limite entre o bom e o grotesco é muito sutil. Próteses de mama exageradas só darão duas alegrias: uma ao colocá-las e outra quando as substituir.
Quais são os riscos da cirurgia de prótese de mama?
A inclusão de próteses mamárias é um procedimento que tem risco muito pequeno, principalmente devido ao pouco tempo cirúrgico que você estará exposta, além de não ser feita em região de órgãos e artérias críticos. Após o procedimento, você pode ter pequenas complicações como dor no local operado, o que pode ser resolvido rapidamente. Você pode ter anestesia da região da aréola e mamilo que se prolongará por alguns meses, mas isso desaparece espontaneamente.
Quais são as complicações da cirurgia de prótese de mama?
As complicações mais importantes são: a contratura capsular, a infecção e a extrusão (saída) do implante.
Simplificadamente a contratura capsular é o seguinte: qualquer objeto inerte que se coloque dentro do seu corpo provoca uma resposta do organismo, que cria uma “cápsula”, uma membrana fina, que envolve todo o implante. Por motivos ainda não muito bem explicados, aproximadamente 6% dos casos operados apresentam essa cápsula excessivamente dura. Isso deforma o implante e pode haver dor em graus mais avançados. Existe, atualmente, tratamento clínico com medicamentos na tentativa de impedir e reverter esse problema. Os casos que não respondem ao tratamento necessitam de nova intervenção, onde o cirurgião retira essa cápsula espessa e faz a troca da prótese.
A infecção pode ocorrer durante a cirurgia (por isso escolha sempre operar em um hospital grande e de qualidade) ou alguns dias depois, caso a cicatriz se abra por falta de repouso dos braços.
A perda do implante acontece, na maioria das vezes, quando a cicatriz se abre. Isso ocorre quando existe um sangramento interno no local operado. Geralmente são tardios (após uma semana do ato cirúrgico) e estão quase sempre ligados à movimentação dos braços no período em que deveriam estar em repouso.
Cadastre-se e comece já a se informar
Receba o material brinde do autor:
- Primeiro capítulo completo
- Um checklist pré-operatório
- O vídeo: “Quanto custa uma cirurgia?”
Como é a cirurgia de prótese de mama?
Antes da cirurgia, é aconselhável que faça a sua consulta anual ao ginecologista e realizado os exames de imagem e laboratório que ele sempre pede. Seu cirurgião também pede diversos exames laboratoriais e uma avaliação com um cardiologista antes de confirmar a operação.
A cirurgia é realizada em hospital e pode ser feita sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Normalmente, você vai se internar pela manhã. Na sala de cirurgia você vai dormir profundamente e acordar uma ou duas horas depois, já operada e vestida com o sutiã cirúrgico. Quando estiver bem acordada, você se alimenta e terá alta do hospital.
Como é o pós operatório da prótese de mama?
Repouso dos braços é o ponto mais importante. Após o primeiro curativo, você pode voltar a tomar banho no corpo todo e pode fazer drenagem linfática, mas ainda são necessárias mais uma a duas semanas para que volte a movimentar os braços livremente.
Quando você estiver bem e puder se movimentar, faça isso aos poucos. O sutiã permanece por três meses e esse também é o período em que você deve manter as mamas longe do sol. Provavelmente, seu médico vai querer te ver nesse período intermediário para checar a recuperação e, ao fim de seis meses, você será fotografada e receberá a alta definitiva.
Quanto custa colocar prótese de silicone nas mamas?
Em janeiro de 2023 a média das clinicas de S. Paulo era de 13 a 25 mil reais, mas é preciso passar antes pela avaliação médica para saber o valor do seu procedimento.
Quando trocar as próteses de mama?
Não existe uma regra definida para a troca das próteses de silicone nas mamas, mas é necessário, no entanto, que a paciente faça anualmente um ultrassom das mamas, e isso é normalmente solicitado pelo ginecologista. Isso não vale para as próteses mais antigas, que tinham uma tecnologia diferente. Nesses casos, a troca deve ser em torno de 10 anos depois da colocação.
Qual a melhor prótese para deixar as mamas bem marcadas, mamas redondas e mamas artificiais?
A prótese redonda com perfil extra alto é a que mais deixa o colo e polo superior marcados, arredondados. No entanto, não é apenas isso que deixa as próteses mais visíveis. Se a paciente tem um pouco mais de gordura abaixo da pele, ela vai ‘cobrir’ as bordas da prótese e o resultado será menos artificial. Para ter um aspecto bem marcado, redondo, a paciente precisa estar magra.
Quais são os tipos de prótese de silicone que existem?
Existem diversos fabricantes de próteses de mama, cada um com pequenas variações nos modelos. Basicamente temos:
- Quanto ao formato da base: Redondas e assimétricas (ovais)
- Quanto ao formato superior: Redondas, naturais (gota) e cônicas.
- Quanto ao perfil: Baixo, médio, alto e extra alto.
- Quanto à superfície: Lisa, texturizada, micro texturizada e poliuretano.
Prótese de mama virou, o que fazer?
Existem casos onde a cavidade em que a prótese foi colocada fica larga, maior que o implante. Por isso ele se movimenta mais e pode virar ao contrário, durante o sono, por exemplo. Você pode usar algumas manobras para desvirar a prótese em casa, mas o ideal é procurar seu cirurgião plástico para identificar corretamente o que aconteceu e resolver o problema.
Posso colocar prótese de silicone para levantar mamas caídas?
A prótese de mama não levanta uma mama caída, apenas empurra a mama para frente. Se as mamas estiverem caídas, deve-se fazer a cirurgia de levantamento das mamas (mastopexia) e a colocação do implante ao mesmo tempo.
Mulheres com prótese de silicone nas mamas, podem amamentar?
As próteses de silicone não interferem na amamentação, pode-se dar de mamar naturalmente.
Ajude-me nessa missão:
Compartilhe e oriente suas amigas
Clique nas imagens para compartilhá-las com suas amigas no WhatsApp
Cadastre-se e comece já a se informar
Receba o material brinde do autor:
- Primeiro capítulo completo
- Um checklist pré-operatório
- O vídeo: “Quanto custa uma cirurgia?”